O início da adaptação com os óculos multifocais pode ser desafiador para alguns pacientes. Mas os desenhos das lentes cada vez mais modernos têm minimizado os problemas de adaptação e queixa.
Durante os quinze primeiros dias, é normal sentir uma certa dificuldade, pois o cérebro está se acostumando a enxergar dessa maneira, é o que chamamos de neuroadaptação. Mas se passado esse período, os sintomas persistirem, é aconselhável procurar seu oftalmologista.
Mas aqui vão algumas dicas para facilitar essa adaptação:
1. A escolha da armação é o primeiro passo:
. Armações muito pequenas vão estreitar o campo de visão e “cortar” parte da região que poderia te ajudar a ver melhor de perto ou longe.
. Armações muito grandes vão fazer com que a altura da área destinada a visão de perto fique muito abaixo, com necessidade frequente de levantar os óculos. Além de aumentar as distorções na periferia de certos modelos de lentes.
. Armações muito folgadas ou que escorregam demais também vão dificultar a visão para perto.
2. Medidas erradas da distância entre as pupilas, ou DNPs, ou entre a pupila e o nariz:
Isso faz com que o ponto focal possa estar acima ou abaixo da pupila, gerando desconforto e distorção da visão.
. Procure fazer sempre essa medida com um aparelho chamado pupilômetro e em uma ótica de confiança.
3. Ao olhar para as laterais e para baixo, evite de olhar apenas com os olhos:
. Tente movimentar a cabeça juntamente com os olhos, de maneira sincronizada. Dessa maneira, você enxerga com a área correta da lente.
4. Evite olhar para baixo ao subir escadas ou olhar por cima das lentes, pode atrapalhar a adaptação e gerar desconforto.